Valeu a pena?
- Marcelo F Carmo
- 11 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2020
Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. O tempo está para nossas vidas, assim como o papel para uma ilustração, não existimos sem essa “tela” de fundo. Tratando de algo essencial, inadiável e incontrolável, nossas escolhas, quando possíveis, devem mensurar os riscos: Vale a pena? Posso comprometer meu escasso tempo?
Vejamos alguns exemplos: um ex-presidente da república, homem de origens humildes, lutou e gastou muito tempo da sua vida para estar à frente de uma nação, conseguiu e por lá esteve alguns anos, teve muitos acertos, mas em algum momento, não deve ter feito esse questionamento! Vale a pena? Posso ter meu tempo comprometido por essa escolha? Sem nenhuma intenção de imputar culpa ou inocência, apenas uma análise do tempo perdido. Hoje encontra-se privado da liberdade, com alguns privilégios, claro! Mas preso, não decide sobre seus próximos passos, pelo menos nos próximos 12 anos. Analisemos pela ótica do valoroso tempo, para um brasileiro de aprox. 70 anos (expectativa de vida no Brasil 74,68 anos), 12 anos representam mais de 256% da expectativa de vida que lhe resta. Valeu a Pena? Se tiver sorte sairá de lá pra usufruir de bens e coisas que lhe seduziram um dia, o que pareceu vantagem, um agrado por sua posição, no fim das contas lhe custou o bem mais precioso, ter o controle, parcial, do tempo de vida que lhe resta. Valeu a pena? Bens e coisas só são importantes para usufruir intensamente, quando provenientes de uma conquista justa e honesta, tê-los e não ter o tempo para viver plenamente, não ter paz de espírito, sono tranquilo, tremenda contradição, a paz na vida não tem preço.
Tenho feito essa pergunta pra mim, lutas e mais lutas, anos e anos acumulando três trabalhos e de repente aos 40 anos, sentenciado a uma prisão perpétua dentro do próprio corpo? Nessas circunstâncias muitas perguntas são fomentadas, usei adequadamente meu precioso tempo? Desperdicei com escolhas equivocadas? Não tenho respostas, hoje, por circunstâncias diferentes, também estou preso, sem o controle dos próximos passos, longe e muito longe da expectativa de vida de um brasileiro bem aventurado e no meu caso e de alguns milhares de brasileiros, sem revogação, redução progressiva da pena ou um possível indulto.
Não tem preço, não da pra trocar, transferir pra quem amamos e não sabemos quanto foi creditado em nossa conta ao nascermos, esses são alguns motivos pra valorizar o tempo de vida plena. Não sabemos o volume do tanque, a sequência da viagem está indefinida!
Valeu a pena?
Marcelo F Carmo
27/09/2018
Comentários