top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Vivendo na água fria



No ano de 2014, fui diagnosticado com E.L.A., abriu-se um abismo profundo em minha vida, depois do choque inicial, parti para o Dr Google em busca de mais informações e possíveis abordagens para minimizar a avassaladora evolução da doença.

Diante de uma grande quantidade de informações reais, fantasiosas e oportunistas, tomei conhecimento de um grupo no Paraná que fazia uma abordagem terapêutica através da alimentação e outras terapias de apoio, em 2015 passei uns dias por lá e conheci o “banho de contraste”, foco dessa reflexão.

No geral a abordagem proposta nesse “tratamento” deve ser eficiente para situações mais simples, no meu caso só gastei dinheiro, criei expectativas e fiquei longe da família. Mas vamos ao banho terapêutico, trata de intercalar 6 intervalos de 1 minuto, alternando quente e frio. Passei alguns dias fazendo essa terapia duas vezes ao dia e percebia claramente que os 60 segundos na água quente não eram como o mesmo tempo na água fria, na água fria o tempo parece muito mais longo e angustiante.

Adotei essa analogia em minha vida, vivi por muitos anos na “água quente”, tranquilo, sem perceber o tempo passar, de 2014 para cá entrei na “água fria”, angustiado, o tempo não passa, respiração ofegante, a temperatura não muda e não há como controla-la.

Aproveitemos a “água quente” proposta pela vida, ela se apresenta em períodos desconhecidos, de repente a temperatura muda, a “água fria” que angústia, traz desconforto e demora passar, se apresenta e não temos o regulador de temperatura ao alcance das mãos. E agora! O que fazer?

Seguindo à espera de uma chance de usufruir novamente da “água morna” da VIDA sem a prisão de uma SIGLA.


Marcelo F Carmo



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não vou e também não fico

Vai com Deus! Fica com Deus! Já não ouço mais à primeira, pois já não vou a lugar nenhum, à segunda é recorrente por aqui. Acredito nas boas intenções humanas, mas sigo achando um grande equívoco, que

Poeminha caipira

Ú maR qui mi pego Mudô ú fiRme De minha aRma Mi faRta ser firme Mais tô farto di sofrê Num sei ú qui fazê Quiria minha vida di voRta Mais tem coisa qui num voRta Pra nós Tá fechada a porta. Marcelo F

AusênciaS

As vozes às vezes falham. Pouco sei de quando estive. Nada sei quando faltei. Motivos diversos sentimentos incertos. Será que fiz falta? Tempo perdido ou tempo ganho? Perdi quando deixei de ir. O temp

bottom of page