Tartaruga, jabuti ou cágado?
- Marcelo F Carmo
- 15 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2020

Quando criança, pra mim tudo que tinha casco era tartaruga. Hoje sei que existem diferenças significativas. Mas vamos ao ‘causo‘. Lá por algum verão ou primavera dos anos 80, uma época em que creches municipais eram raridade, minha mãe para trabalhar, tinha que lidar com esse problema. Em uma dessas fases ficamos na casa da Dona Tiodora, essa era a fonética do nome dela, aprendi que era Teodora já na primeira série, mas o costume é mais forte, ficou Dona Tiodora. Ela morava na mesma rua da minha casa. Uma casinha antiga, feita de tijolinhos de barro, telhado com duas caídas e um murinho baixo com um portão de ferro enferrujado, corredores dos dois lados levavam ao fundo do terreno, que era um grande barranco com uma casinha construída no alto, acho que era um banheiro.
Ela era uma idosa de uns 60 anos e o seu marido; Seu Pedro tinha uns 70 e poucos. Ele usava sempre um blazer marrom, parecia o Machado de Assis sem barba. Os dois falavam rápido e com muito sotaque nordestino, eu os entendia muito pouco.
A casa tinha dois ou três cômodos, mas só acessávamos a sala e o banheiro, o piso era aquele cimento queimado verde, paradoxal, vermelhão verde! Era muito mal iluminado, não tinha janelas, iluminação natural só com à porta aberta ou a artificial de uma lâmpada incandescente de 60 watts.
Minha mãe nos deixava lá ainda bem cedo, o dia não tinha clareado, tinha um sofá marrom com aquele tecido que imitava couro, gelado e desconfortável, à Dona Tiodora nos cobria com uma colcha de rendas, também fria e sem nenhum aconchego.
Quando o dia clareava brincávamos no quintal, e o mais legal da casa, ela criava uma tartaruga. Que hoje sei que não era tartaruga, era sim; um cágado ou um jabuti? Primos terrestres da tartaruga. Lembro de ficar um tempão observando aquele pequeno quelônio, que hoje tenho quase certeza ser um jabuti, pois não tinha uma piscininha e sua dieta era vegetariana. Enfim descobri, a tartaruga da Dona Tiodora era um lindo jabuti. Acho que é isso mesmo. Um jabuti e três meninos entediados, o que eles tinham em comum? A ausência de seu habitat natural!
Ainda em tempo, segue um adendo, a maior conclusão; às Tartarugas Ninjas não passam de Jabutis Ninjas!
Marcelo F Carmo
Comentários