top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

halloween 👻 🎃

Atualizado: 6 de set. de 2021


Algumas religiões que conheci — não foram muitas — execravam esse dia, o denominavam como dia da festa do demônio, segundo eles o diabo é um cara festeiro! Hoje em dia já não acredito no mocinho JC e no vilão, Af!! muito menos. Mas como tenho tempo demais para coisas de menos, fui pesquisar e olha o que encontrei: desde o século XVIII historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween, o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos”. — olha aí um indício. O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween. Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns. Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda como ela surgiu.

De onde vem o nome?

O Halloween têm suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". “Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século XVI a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Olha aí uma ligação com o catolicismo, uma prévia do dia de todos os santos — todo santo é uma hipótese criada pelo homem, ops! tudo é criação humana — e feriadão de finados, que também vem do cristianismo com essa ideia de cultivar restos orgânicos — defunto — na esperança de uma tal ressurreição.

Não vi nenhuma evidência que é uma festa organizada pelo tinhoso para recrutar seres humanos incorruptíveis, kkkk..., o diabo teria muito trabalho pra achar seres dessa magnitude, não é dando uma festinha a fantasia uma vez por ano. Faz favor e respeite o belzebu e sua história como o primeiro antagonista à altura do protagonista do cristicinismo! Mas a abóbora e as velas ? Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. Sacou? Mais uma fábula como inúmeras que são reproduzidas há muitos séculos; o rapaz que escreve uma carta na barriga da baleia, a cobra que fala pra mulher pecar — Afi! — e outras tantas que não lembro mais. Bora por a fantasia que a festa já vai começar, cuidado com as diabetes, elas são perigosas!!!


Marcelo F cARMO



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual a chance de dar errado?

É inevitável não ter feito esta pergunta, em algum momento da vida. Mas viver é conviver com a hipótese esmagadora, que em algum momento, vai dar errado! O certo e o errado, são conceitos pessoais, e

bottom of page