top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Compaixão

Atualizado: 18 de fev. de 2021


C omo encarar um momento de dor?

O ferecer um ombro para chorar;

M ostrar verdade no que fala:

P artilhar um café com bom papo;

A braçar, quando der;

I nspirar com assuntos Leves;

X ô ao falso otimismo!

A prender com a dor alheia;

O ferecer apoio verdadeiro.

Origem da palavra COMPAIXÃO

A palavra compaixão vem do latim compassio, que significa o ato de partilhar o sofrimento de outra pessoa.

Em latim, compassio significa entender a dor de outra pessoa e sentir dó de seu sofrimento. A pessoa que sente compassio, ou compaixão, consegue se pôr nos sapatos de outra pessoa que está sofrendo, entendendo aquilo que está passando. Essa compreensão leva ao desejo de ajudar, partilhando o peso da dor.


(Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras.© 2008 2018 ).

Marcelo F Carmo

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ciclo

De repente eu me vi perdida, vagando por um mundo onde eu me desconectei de mim mesma e me reconectei tantas vezes. Eu andei restaurando peça por peça do meu quebra-cabeça interno, num trabalho quase

bottom of page