top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Somos produtores ou apenas misturadores?


Vou recorrer à uma pequena parábola para refletirmos sobre a independência ou dependência do Brasil em relação às vacinas contra à covid 19.

Era uma vez um pequeno produtor rural; Zé Azedo, que resolveu investir na produção de limonada, já que o verão estava em alta. Zé Azedo teve uma brilhante ideia, fazer limonadas refrescantes, mas não produzia limões em suas terras, observou que seu vizinho Tônho Galego tinha muitos limoeiros ociosos em seu pequeno sítio. Foi aí que propôs ao vizinho um acordo de fornecimento de limões, e assim iniciou a produção de limonadas, adicionava apenas água e açúcar e a bebida estava pronta.

Uma empresa promissora se não fosse o detalhe; Zé Azedo não informava aos consumidores interessados na origem do produto, que o sumo da bebida era importado de seu vizinho Tônho Galego. Com o passar do tempo o envio dos limões já não eram tão constantes, pois haviam outros interessados no Ingrediente Fundamental de Limonada — IFL. E agora Zé Azedo? És um produtor sem produzir o fundamental?

O Brasil em relação a China é o Zé Azedo, quer fazer limonada mas não tem limão! Podemos fazer limonada sem o limão da China? O Brasil produz suas próprias vacinas? Sem o IFA chines metade do mundo vai ficar na água com açúcar, pois limonada só importando o limão deles. Não existem vacinas contra covid produzidas no Brasil sem a contribuição — imprescindível — deles.


Marcelo F cARMO

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

+ poder - dignidade

A presunção de poder absoluto torna seres humanos seres insuportáveis. Infelizmente não vale só para o Putin. Marcelo F cARMO

Untitled

bottom of page