top of page

FÉrtilizar

  • Foto do escritor: Marcelo F Carmo
    Marcelo F Carmo
  • 11 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mar. de 2020


Quando a vida toma uma direção que foge do que idealizamos como próspera, a palavra Fé passa a permear muitas conversas e mensagens compartilhadas, por tradição, otimismo superficial e até por não saber o que dizer, nessa linha, a palavra semente sempre surge, juntamente com essa citação da Bíblia: Mateus 17:20.

“Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá.”

Partimos daqui para a “Parábola da terra fértil e terra estéril.“Dois agricultores contemplados com áreas idênticas para plantio, separadas fisicamente por uma cerca simples. Imediatamente iniciaram o cultivo, os Ferreira logo observaram bons resultados na fertilização de suas sementes, os Carmo, mesmo fazendo como seus vizinhos, não tiveram sucesso, sem fertilização. Os Ferreira, promissores e felizes passam a aconselhar seus vizinhos fracassados, evidenciando, as chuvas na sua área, fertilidade da sua terra, seu manejo, etc. Os Carmo, por sua vez, estão decepcionados com a resposta da Natureza em relação a “FÉrtilização” de suas sementes. Ouvir os testemunhos de sucesso dos vizinhos, nesse momento de “inFÉrtilidade” não fortalece nem a autoestima dos Carmo!

A “FÉrtilização” das sementes não dependem exclusivamente da dedicação e empenho de quem planta, existem mistérios e forças da Natureza, (falta de chuvas, terra sem nutrientes, pragas e etc.), não são claras a meros mortais. Ai surgem perguntas: mesmo em áreas tão próximas? Por que chove lá e aqui não? Quem está na terra estéril, muitas vezes, não quer discursar sobre a “inFÉrtilidade” de suas terras e muito menos desperdiçar seu tempo escasso, para ouvir sobre o privilégio e o sucesso da “FÉrtilidade”alheia.

Os agricultores, depois de muitos embates e reflexões entenderam que a “FÉrtilidade” e “InFÉrtilidade” propostas pela vida, poderia uni-los ou afastá-los! Concluíram que, na ausência das palavras! Vale mais um abraço sincero e verdadeiro, pois discutir e tentar convencer seu vizinho a manter convicção na “FÉrtilidade”, baseada na experiência de sucesso de sua terra, só aumentará a “cerca” que separa esses dois momentos da vida!


Marcelo F Carmo

11/09/2018

17 anos da tragédia das Torres Gêmeos 😒

Posts recentes

Ver tudo
Não vou e também não fico

Vai com Deus! Fica com Deus! Já não ouço mais à primeira, pois já não vou a lugar nenhum, à segunda é recorrente por aqui. Acredito nas...

 
 
 
Omisso ou não existe?

Se deus existe e permitiu esse cristiCinismo, era melhor que não existisse. Se não existe e o que resta é esse cristiCinismo, seria bom...

 
 
 

Comentários


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page