top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Balão Galinha

Atualizado: 16 de fev. de 2021


Um balão em plena ascensão,

sempre me chamou atenção,

lá na infância

já achava espetacular,

depois de crescido,

aí pude, mais afundo, estudar

e esse fenômeno físico,

seguiu me seduzindo.

O mundo molecular

E suas válidas teorias

São de extrema valia.

As moléculas de ar

Tendem a, velozmente,

se agitarem,

nessa troca calor

gera-se uma rápida expansão

aumentando o volume do ar.

Tratando de grandezas inversamente proporcionais

A densidade cai

E assim o balão,

para o céu vai.

Minhas experiências infantis

Não eram refinadas assim,

sou da época das avícolas,

as galinhas eram escolhidas vivas.

A higiene era algo supérfluo,

embrulha-se as aves, em jornais.

Assim li meus primeiros versos.

Mas o jornal tinha usos diversos.

Fazíamos o nosso Balão Galinha!

Um semi quadrado

Unindo às quatro pontas,

hoje sei que são vértices.

Dando aquela enroladinha,

nos vértices pontinhas.

Aquela vedação mequetrefe

E fogo na galinha,

importante acender

às quatro pontas simultaneamente

e da mesma forma do balão original,

o ar aprisionado é aquecido

e fica mais leve,

convecção térmica

assim o Balão Galinha sobe,

até o vento destruir

às cinzas que o ar quente envolve.

Hoje tenho convicção

que esse

é o fenômeno térmico,

convecção,

Mas na infância,

era só o nosso espetacular balão.


Marcelo F Carmo

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um afogado não quadrado

Foi numa ilha distante e ilocalizável, próximo ao lendário e enigmático Triângulo das Bermudas que se passou esta história. Um lugar peculiar, todos seus habitantes eram paralelogramos e triângulos, u

Minha entropia

Minha vida está num nível de desorganização que, se algum conhecedor de física teórica me observasse minuciosamente, diria: “isto é uma verdadeira entropia!” E eu concordaria, pois aqui o caos só tem

Quando é desconto?

Existe desconto de 100%? Claro que não! Desconto só para valores menor que 100%, igual a 100% é isenção e maior que 100% restituição! Marcelo F cARMO

bottom of page