top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

A vida Criou-lo



Nasceu Kleber e a vida

Criolo tornou

Essa é uma poesia

que tem cara de biografia,

toda história, aqui, não caberia,

mas vou contar um pouco

como a arte nos conectou,

uma ideia sincera

de professor para professor.

“O cartão de visita”

que permitiu essa fita

foi sua poderosa rima.

“Tô pra ver” melhor!

“Meu plano de vôo” nunca quis passar por aqui,

poesia e rap estavam longes de mim,

a “Boca de lobo” se abriu

O “Fio do prumo” quebrou,

Minha “Casa de Papelão”,

um furacão derrubou

Confesso, minha vida abalou.

No início muitos disseram

“Ainda há tempo”,

“É o teste”,

Não tenha medo,

Exerça sua fé, sem preconceito,

“Convoque seu Buda”,

peça a Deus, veja aí quem te ajuda!

Só pode falar de sofrimento quem sofre! “Breáco”

“Demorô” para eu entender

que estava numa “Chuva ácida”,

e ainda bem,

não estava sozinho,

A arte podia ajudar tirar,

pedras do caminho.

“E foi no sapatinho”

que sua música com poesia,

por aqui fez ninho.

A relação mãe e filho

me chamou a atenção,

descobri então!

De “Menino mimado”,

Não tens nada não

És filho de uma professora , poetisa e da cultura,

grande incentivadora

dona Maria Vilani,

fez diferença na quebrada,

uma mulher com uma incrível história de vida.

Nova escritora descobri:

“Cinco contos sem desconto

e de quebra dois poemas”

Com as mamães!

“Cócixx-Ência” e gratidão,

essa é a lição,

A “Esquiva da esgrima”,

lição que aprendeu em família.

E traduziu em rimas

“Não existe amor em SP”

Cada um por si

E isso não é só por aqui

Se “Subirusdoistiozin”

em qualquer mercadinho,

já acionam os “radim”,

em todo Brasil é assim.

“Duas de cinco” pagam

dois dógão,

mas também financiam a perdição.

Somos da mesma geração

tubaína de “Vasilhame” mortadela e pão,

“Sucrilhos” só via na televisão

“Grajauex” longe da zona oeste

Mas o rap fez essa conexão

as ondas médias da canção

“Lion Man” periferia mundo cão

Escolha: cordeiro ou leão?

“Mariô”,

Mano!

Essa aqui o poeta ramelou,

Fico com a rima que você criou.

“Bogotá”, do Pablo me fez lembrar

Um mundo com mais poetas

E menos Escobar.

O “Fermento pra Massa” que fez crescer minha poesia

Foi ouvir rap de primeira linha,

Cheguei ao meu “Triunfo”.

Escrever uma poesia com suas músicas que mais curto.

Aí Criolo!

Valeu pela inspiração,

Aqui estão algumas canções

que me ajudaram

e inspiraram em momentos de solidão.


Marcelo F Carmo

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não sei…

Não sei… Se a vida é curta Ou longa demais pra nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Braço que envolve, Palav

Que país é este?

1 Uma coisa é um país, outra um ajuntamento. Uma coisa é um país, outra um regimento. Uma coisa é um país, outra o confinamento. Mas já soube datas, guerras, estátuas usei caderno "Avante" — e desfile

Socorro

socorro, eu não estou sentindo nada. nem medo, nem calor, nem fogo, não vai dar mais pra chorar nem pra rir. socorro, alguma alma, mesmo que penada, me empreste suas penas. já não sinto amor nem dor,

bottom of page