top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Meus amigos nômades

Atualizado: 8 de fev. de 2021


Meus marca páginas são meus amigos nômades em minhas aventuras literárias. Em Dostoiévski, Grande Sertão Veredas e Umberto Eco eles acampam por períodos mais longos; em Machado de Assis, Fernando Pessoa e Rubem Alves, temos tido passagens mais rápidas — mas não menos profundas —; George Orwell, T.S. Eliot e Voltaire tem sido nossas estadias intermediárias. Gostamos também de teatro: Fausto, Shakespeare, Lisbela e o prisioneiro - Osman Lins, Pablo Neruda, Millôr Fernandes, O Auto da da Compadecida - Ariano Suassuna, algumas de nossas aventuras nos clássicos da dramaturgia.

Temos um acordo tácito; avançamos de 15 à 20 páginas por dia, em até cinco obras diferentes, se à atenção não estiver 100% , stop! é mais honroso e produtivo reagendar à aventura, é como se eles me dissessem : “tem problema não cabeção, fico aqui mais uns dias. Pois de nada vale avançar por um território que não se conhece os detalhes cruciais de quem os criou!” Eles têm razão, essa primeira e — muitas vezes — única leitura, se não for bem feita, já era, poucas vezes voltamos à uma obra que já lemos — mesmo que mal lida. Tenho seguido a orientação deles, eles sempre estão mais por dentro do que eu! Nessas circunstâncias da vida, ler é sinônimo de viver, então borá viver com qualidade.


Marcelo F cARMO



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não vou e também não fico

Vai com Deus! Fica com Deus! Já não ouço mais à primeira, pois já não vou a lugar nenhum, à segunda é recorrente por aqui. Acredito nas boas intenções humanas, mas sigo achando um grande equívoco, que

Poeminha caipira

Ú maR qui mi pego Mudô ú fiRme De minha aRma Mi faRta ser firme Mais tô farto di sofrê Num sei ú qui fazê Quiria minha vida di voRta Mais tem coisa qui num voRta Pra nós Tá fechada a porta. Marcelo F

AusênciaS

As vozes às vezes falham. Pouco sei de quando estive. Nada sei quando faltei. Motivos diversos sentimentos incertos. Será que fiz falta? Tempo perdido ou tempo ganho? Perdi quando deixei de ir. O temp

bottom of page