top of page
  • Foto do escritorMarcelo F Carmo

Exemplos de estar (semi) vivo

Atualizado: 30 de nov. de 2020


Todo mundo arruma ou é — para ti — arrumado um jeito de não viver a vida de forma plena. De forma involuntária ou voluntária nos enrolamos nos intempéries da vida e — mesmo sem perceber — deixamos de viver. Às vezes é amor, outras desamor — ódio —, doenças, falta ou excesso de dinheiro, desejos incontroláveis, busca excessiva de ser o melhor ou o mais visto em, quase, todos os aspectos humanos.

Eu deixei de viver — plenamente — por déficit progressivo dos neurônios motores — à alma dos movimentos do corpo humano —, mas tenho visto, ou melhor, ouvido problemas alheios e acho que a vida é tão recheada de armadilhas — invisíveis e indizíveis — que minha situação não é nem de perto um dos fatores determinantes de estar vivo sem viver. O que tenho observado é, tem muita gente com seus fatores genéticos em dia, mas que mesmo assim, tem vivido uma vida medíocre — sendo otimista — como à minha ou até mais sofrida — física e mentalmente. Pois o leque de possibilidades é grande, vou pontuar alguns que tenho ouvido aqui do meu calabouço:

  • mãe com boa saúde e filhos saudáveis que gasta quase todo o seu tempo útil gritando e ameaçando seus filhos por eles se comportarem como crianças!

  • mãe que abandona os filhos — pra agradar-se e agradar quem não importa — e quando um deles sai do prumo, deixa — parcialmente — de ser tão egoista e começa correr atrás do leite derramado, mas quem de verdade está vivo sem viver é o jovem filho.

  • ego inflado que vive — ou pensa que vive — para postar fotografias felizes em redes sociais ou repostar histórias alheias.

  • jovens que buscam uma substância qualquer pra trazer alívio e prazer à vida, e perdem o controle, e a vida que já era ruim, mostra-se ainda pior.

  • fanatismo religioso e falso otimismo, uma hora a conta não fecha.

  • jovem despedaçado há 15 anos, sobrevivendo por força do acaso — regente da vida humana — inúmeras sequelas físicas e mentais, leva uma vida medíocre e ainda segue iludido com fanatismo religioso e à falsa sensação de ser um ser especial, repetindo esse blá-blá-blá do cristianismo da prosperidade.Como assim?

  • Agente de segurança pública que, vai além da conta em suas funções e quando acorda pra vida, vê se envolvido em ações de extermínio de pessoas ditas suspeitas, 100 anos de prisão — mesmo que se cumpra 30 no máximo — a instituição segue inabalável e o ex-GCM segue individualmente pagando o pato — sozinho — com o preço de sua não vida.

  • piloto de Fórmula 1 que se acidentou esquiando nos Alpes Europeus, era só o maior piloto da Fórmula 1 de todos os tempos, mas o tempo de inatividade física — doenças ou resultados de acidentes — apaga qualquer um, não importando ser famoso ou anônimo, segue vivo e importante para o pequeno universo que verdadeiramente sempre o amou.

Às formas de não viver estando vivo estão no cardápio, só basta estar semivivo para ser cadastrado, o que tem de consolo é aproveitar enquanto à roda da vida está girando a seu favor e dos seus. À instabilidade é a condição natural de seres perecíveis como nós. As razões para chorar — enquanto houver vida — não acabarão.

“É difícil morrer com vida,

é difícil entender a vida,

não amar a vida, impossível.

Infinita vida que para continuar desaparece

e toma outra forma e rebrota.” — Adélia Prado

Marcelo F Carmo

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não vou e também não fico

Vai com Deus! Fica com Deus! Já não ouço mais à primeira, pois já não vou a lugar nenhum, à segunda é recorrente por aqui. Acredito nas boas intenções humanas, mas sigo achando um grande equívoco, que

Poeminha caipira

Ú maR qui mi pego Mudô ú fiRme De minha aRma Mi faRta ser firme Mais tô farto di sofrê Num sei ú qui fazê Quiria minha vida di voRta Mais tem coisa qui num voRta Pra nós Tá fechada a porta. Marcelo F

AusênciaS

As vozes às vezes falham. Pouco sei de quando estive. Nada sei quando faltei. Motivos diversos sentimentos incertos. Será que fiz falta? Tempo perdido ou tempo ganho? Perdi quando deixei de ir. O temp

bottom of page